Kitembo, ou Tempo, como é mais conhecido no Brasil, é a divindade congo-angolana do tempo em todas as suas dimensões. O tempo que corre alheio aos homens, o tempo cíclico das estações, o da maturação das sementes e da colheita, o do crescimento das crianças. Kitembo é representado pelo baobá, irôko, gameleira branca: árvores que evocam a permanência, a aglutinação do grupo e a continuidade da vida pela lembrança dos ancestrais. No encontro entre Maria Bethânia e Zeca Pagodinho, Kitembo é o Samba, elo que liga Santo Amaro, recôncavo baiano de Maria, a Xerém, quintal sonoro de Zeca.
O início desse encontro foi à gravação do CD/DVD “Quintal do Pagodinho”, em 2016. Na ocasião, os dois cantaram “Sonho Meu”, de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho. A partir de então, a ideia de um trabalho conjunto foi ganhando força e se consumou em 2018, com o espetáculo que lotou casas de shows em algumas capitais no início do ano, foi registrado em CD/DVD nos dias 18 e 19 de maio no Citibank Hall/SP, que estão sendo lançados agora pela gravadora Biscoito Fino, e, pra marcar este lançamento, o show seguirá em uma nova turnê por diversas cidades do país.
O entrosamento entre Bethânia e Zeca passa, em boa medida, pelo amor e respeito com que os dois grandes intérpretes percorrem as veredas musicais que ligam a Bahia ao Rio de Janeiro. As sonoridades baianas que se espraiam pelo recôncavo – entre aboios, sambas de roda, bata de milho e feijão, folias de reis, chulas – abraçam o samba carioca, neto dos tambores do Congo, curtido nos terreiros, gestado nas esquinas do Estácio de Sá, Oswaldo Cruz e Mangueira, e maturado nos quintais suburbanos.
01. Citação instrumental: verdade / Citação instrumental: O que é, o que é
02. Amaro a Xerém
03. Sonho meu
04. Você não entende nada / Cotidiano
05. Citação: De Santo Amaro a Xerém
06.A voz do morro
07. Verdade
08. Lama nas ruas
09. Maneiras
10. Não sou mais disso
11. Saudade louca
12. Vai vadiar
13. Coração em desalinho
14. Samba pras moças
15. Ogum / Citação: Oração de São Jorge
16. Citação: Adalgisa / Falsa baiana
17. Iluminada
18. Pano legal / Café soçaite
19. O x do problema
20. Ronda
21. Negue
22. Marginália ii / Citação: Estação derradeira
23. Pertinho de Salvador / Texto: Santo Amaro / Quixabeira
24. Gente humilde
25. Reconvexo
26. Portela na avenida / Lendas e mistérios da Amazônia / Foi um rio que passou em minha vida
27. Citação: Jequitibá / A surdo um / Exaltação à mangueira / Citação: Chico Buarque da mangueira / Citação: Atrás da verde-e-rosa só não vai quem já morreu / Maria Bethânia, a menina dos olhos de Oyá
28. E daí? (Proibição inútil e ilegal)
29. Desde que o samba é samba
30. Naquela mesa
31. Chão de estrelas
32. Amaro a Xerém
33. Deixa a vida me levar
34. O que é, o que é
223 MB - ZiP - MP3 - 320 Kbps - LANÇAMENTO
Comentários
Postar um comentário