Pular para o conteúdo principal

Odair José - Odair [1975]

Mesmo que estivesse atento aos passos de Odair José, o departamento de censura não percebeu nada de errado com a letra de “Viagem”, uma das faixas de “Odair” (1975), que ele chama hoje de “a música da maconha”. O compositor segue a cartilha do rock internacional para escrever as canções. “Dê um Chega na Tristeza” é inspirada em “Band on the Run”, de Paul McCartney. Odair capturou dali a ideia de unir várias pequenas canções em uma só, como uma pequena suíte. “Medo” foi criada a partir das audições, outra vez, do álbum “Hot August Night”, de Neil Diamond.

Embora muitas músicas aparecessem com nomes de outros autores, a maior parte delas foi composta pelo próprio Odair. Ele usava esse recurso para alcançar diferentes fins. Em algumas, dava a parceria (ou mesmo a autoria de toda a canção) para importantes programadores de programas de rádio e televisão. Dessa maneira, conseguia que sua música furasse o bloqueio e entrasse no ar sem depender do trabalho da gravadora. Em outros casos, assinava com pseudônimo para se esquivar da editora em que tinha contrato. Assim, podia registrar as próprias canções em outras editoras. Aqui, isso acontece em “Amigo”, “Ela Voltou Diferente” e “Volte pra Mim” – essa, mais uma homenagem a Paul McCartney, só que assinada com o pseudônimo Samuca. Samuca era, na verdade, seu cão pequinês.

A solução de fazer um “filminho” na capa e contracapa do LP – em que ele entra em cena (com um casaco comprado na Broadway), senta, toca e vai embora – não foi sua primeira opção. Odair havia descoberto que seu nome é um anagrama de rádio. Então, queria que a capa tivesse apenas a foto de um rádio e as letras embaralhadas. Mas a gravadora o demoveu da ideia. José Roberto Bertrami divide os arranjos do álbum com Luiz Cláudio Ramos, que estreia no ofício que viria a seguir com mais afinco nos anos seguintes. Só que nos discos e shows de Chico Buarque.

Faixas:
01. Dê Um Chega Na Tristeza
02. Foi Bom Você Aparecer
03. Viagem
04. Maluco E Teimoso
05. Amigo
06. Eu Pago Tudo
07. Volte Pra Mim
08. Ela Voltou Diferente
09. Cotidiano 1975
10. De Tanta Vergonha
11. Medo
12. Na Minha Opinião (Eu Te Quero,Te Adoro,Te Gosto)

Baixar:

104 MB - ZiP - MP3 - 320 Kbps - REMASTERIZADO



Comentários

  1. É uma oportunidade dizer que a Inteligência de ODAIR JOSÉ foi menosprezada pelo modismo criminoso do terror das empregadas domésticas, imposto pelos imperadores dos variados meios de comunicação. Que até hoje não se retrataram, se não o fizerem em tempo, vão levar para o túmulo mais esse peso de suas ignorâncias arrogantes. Tenho Dito !!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Álbuns mais baixados

Zé Ramalho - 20 Anos - Antologia Acústica (1997)

“Antologia Acústica” é uma coletânea do cantor Zé Ramalho, lançada em 1997. O disco dividido em duas partes, reúne os maiores sucessos do cantor em seus 20 anos de carreira, com canções como “Avôhai”, “Chao de Giz”, “Bicho de 7 Cabecas”, e entre outras. Faixas: CD 1: 01. Avôhai 02. Chão de Giz 03. Beira Mar 04. Vila do Sossego 05. Canção Agalopada 06. A Terceira Lâmina 07. Eternas Ondas 08. Garoto de Aluguel 09. Táxi Lunar 10. Kryptônia CD 2: 01. Frevo Mulher 02. Banquete de Signos 03. Força Verde 04. Admirável Gado Novo 05. Galope Rasante 06. Bicho de Sete Cabeças 07. Mulher Nova, Bonita e Carinhosa, Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor 08. Pepitas de Fogo 09. Jardim das Acácias II 10. Batendo na Porta do Céu [Knockin' on Heaven's Door] Baixar: 165 MB - ZiP - MP3 - 320 Kbps Google Drive - Box - MEGA

O grande encontro - 20 anos (1 CD) (2016)

A quarta edição desse projeto histórico da Música Popular Brasileira, celebra os 20 anos de existência de O Grande Encontro. Já se passaram 20 anos, desde que antigo Ginásio Machadinho, em Natal, recebeu quatro dos mais influentes artistas brasileiros, representantes máximos de toda a força e cultura nordestina. Agora em 2016, três deles voltam a se unir mais uma vez: a paraibana Elba Ramalho e os pernambucanos, Geraldo Azevedo E Alceu Valença. Mesclando um repertório de clássicos da MPB, música nordestina e sucessos dos três artistas, este projeto é a junção de tudo o que houve de melhor das três edições anteriores. E traz ainda três faixas inéditas para enriquecer ainda mais o repertório e um cenário deslumbrante. Esse encontro histórico, que foi eternizado ao final da turnê de 1996 com um show gravado no Canecão (RJ), teve mais dois volumes, sem a presença de Alceu Valença. Agora, duas décadas após o lançamento do projeto que já vendeu mais de 2 milhões discos, Alceu volta a se unir...