O MPB4 lança, no dia 5 de julho, o álbum “60 anos de MPB”, em que comemora seis décadas de carreira e sucessos de público e crítica. Gravado quase todo entre 15 de janeiro e 9 de fevereiro de 2024 no estúdio da Biscoito Fino no Rio de Janeiro, o álbum contou com as participações luxuosas de Alceu Valença, Chico Buarque, Dori Caymmi, Edu Lobo, Francis Hime, Guinga, Ivan Lins, João Bosco, Kleiton & Kledir, Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Toquinho. Somente as vozes de Alceu Valença, Milton Nascimento e Toquinho foram gravadas em outros estúdios.
Este trabalho do MPB4 – que tenta resumir os 60 anos de serviços prestados à MPB, sigla que o próprio quarteto criou e que acabou ganhando vida própria – é dedicado às companheiras de palco e de vida do Quarteto em Cy, assim como também a Magro e Ruy, integrantes da primeira formação do MPB4 ao lado de Miltinho e Aquiles, que agora têm Dalmo Medeiros e Paulo Malaguti Pauleira como parceiros.
“Me senti muito honrado com o convite para substituir Ruy Faria em 2004, quando ele optou por deixar o grupo. Integrar o MPB4, considerado o maior grupo vocal no Brasil e no exterior e de tanta importância na música popular brasileira, significa participar de uma história vitoriosa”, diz Dalmo Medeiros.
Já Paulo Malaguti Pauleira revela que se aproximou do MPB4 jogando “peladas” aos domingos e que, nos anos 1990, foi convocado para fazer um arranjo num disco que cantavam Djavan e Ivan Lins. “O convite para integrar o grupo foi muito emocionante por causa do falecimento do Magro, um arranjador genial e realmente o cara que inventou o som do grupo”, revela Pauleira que já tinha uma boa relação com o Miltinho como músico e boleiro. “Aos poucos, fui me dando conta do amor e da admiração que o povo brasileiro dedica ao MPB4. Fui absorvendo o formato vocal que eles inventaram e tornaram imensamente popular. Ainda me emociono, depois de 12 anos de convívio, com a reação do público aos seus grandes sucessos. Fazer parte do MPB4 é um grande presente que a vida me deu”, derrama-se Pauleira.
E como os fundadores do grupo Aquiles e Miltinho resumem a carreira do MPB4?
“Em 60 anos, o MPB4 construiu uma carreira totalmente comprometida com a música brasileira e sempre ao lado da liberdade e da democracia. São seis décadas com algumas perdas, mas muitas parcerias, conquistas e alegrias”, exalta Miltinho.
"Resumo esses 60 anos como a minha vida toda! Certeza do futuro conquistado a cada dia, a cada música cantada, a cada sorriso dado, a cada lágrima derramada", revela Aquiles.
Toda essa história, carregada de lutas e emoções, não vai parar nesses 60 anos, nem neste álbum. Segue logo no dia 10 de julho, quando o quarteto se apresenta no Teatro Riachuelo do Rio. Segue olhando para o futuro sem esquecer o passado e curtindo o presente.
Faixas do álbum:
01. Notícias do Brasil (Os Pássaros Trazem)
02. O Cantador
03. Prêt-à-Porter de Tafetá
04. Caso Encerrado
05. Velas Içadas
06. Dança do Corrupião
07. Angélica
08. Catavento e Girassol
09. Coisas do Mundo Minha Nêga
10. Na Primeira Manhã
11. Paz e Amor
12. Parceiros
Download:
96 MB - ZIP - MP3 - 320 Kbps - LANÇAMENTO
muito obrigado
ResponderExcluirSou portugues e venho agradecer a partilha da magnifica musica popular brasileira principalmente o sertanejo e forro. Desejo a equipa que tem todo este trabalho, toda a sorte do mundo.
ResponderExcluir