“Jards Macalé apresenta a linha da morbeza romântica em Aprender a Nadar“, ou simplesmente “Aprender a Nadar“, é o segundo álbum de estúdio do cantor e compositor brasileiro Jards Macalé, lançado oficialmente em 1974 pela gravadora Philips.
Banda de peso acompanha Jards nesse álbum: Wagner Tiso no piano e arranjos, Robertinho Silva e Tutty Moreno na bateria, Pedro “Sorongo” dos Santos e Carlinhos Pandeiro de Ouro nas percussões, Meira no violão, Dino 7 Cordas, Canhoto no cavaquinho, Rubão no baixo… e por aí vai…
Composições divididas entre co-autorias do próprio Jards junto a Waly Sailormoon e regravações de composições da década de 50s e 60s, como uma sátira de um possível cenário do que seria a música brasileira sem o movimento da Tropicália.
O álbum foi lançado numa fase mais visual/artística de Jards, sendo dedicado aos artistas plásticos Hélio Oiticica e Lygia Clark, a quem Jards chamava de sua “Mãe Estética”. A caricatura da capa é de autoria de Nilo de Paula.
Álbum político, crítico e estético de Jards, criticado por muitos e tido como seu melhor desabafo por outros, aborta a desilusão de uma forma geral, tanto pelo período ditatorial em que foi lançado quanto em desilusões pessoais/amorosas. Foi um fracasso comercial na época e só anos depois redescoberto e valorizado.
Faixas do álbum:
01. Jards Anet Da Vida / Dois Corações / No Meio Do Mato / O Faquir Da Dor
02. Rua Real Grandeza
03. Pam-Pam-Pam
04. Imagens
05. Anjo Exterminado
06. Dona De Castelo
07. Estatutos Da Gafieira
08. Mambo Da Cantareira
09. Mora Na Filosofia / E Daí? (Proibição Inútil E Ilegal)
10. Orora Analfabeta
11. Senhor Dos Sábados
12. Boneca Semiótica
13. Dois Corações
Download:
86 MB - ZIP - MP3 - 320 Kbps - REMASTERIZADO
Comentários
Postar um comentário