Pular para o conteúdo principal

Os Paralamas Do Sucesso - Selvagem? (1986)

Peach Grey Modern Photo Music Playlist Inspiration Instagram Post - 1
O terceiro álbum dos Paralamas do Sucesso é um divisor de águas na carreira da banda. Lançado em 1986 após o grande sucesso de “O Passo do Lui” e uma megaturnê Brasil adentro, o disco mergulha na sonoridade brasileira, caribenha e africana, e na vida social e política do País, com temas até então nunca abordados de maneira tão ferina pelo grupo. O disco também aproximou o trio de outras gerações de artistas, como Gilberto Gil e Tim Maia.

Sob produção de Liminha, que também assume os teclados em quatro faixas, “Selvagem?” abre com o hit “Alagados”, já responsável por apontar a ousadia do novo trabalho. Rock, Reggae, Percussões com um pé no Brasil e outro na África, efeitos de Guitar Phaser (pedal) e muita latinidade conduzem a faixa, com letra que escancara as diferenças sociais e culturais do País: “Alagados, Trenchtown, Favela da Maré / A esperança não vem do mar / Nem das antenas de TV…”.  

A música tem participação de Gilberto Gil nos vocais, que também assina com o trio Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone a composição da faixa 3, “A Novidade”. A canção equilibra o que os Paralamas traziam de  melhor neste disco: Crítica inteligente e suingue irresistível. O reggae com refrão melódico rapidamente caiu no gosto  da juventude e elevou às alturas as vendas do LP - até hoje o mais bem sucedido na carreira da banda em números. 

Seguindo no discurso político, a faixa-título “Selvagem” explana as lutas de classes e poderes na sociedade brasileira, em plena época de pós-reabertura política (1986), e sublinha o despertar da consciência social e política daquela juventude: A polícia, O governo, Os negros… todos apresentam suas armas. 

Mas o disco não é composto apenas de críticas e punhos cerrados. “Selvagem?” traz a ironia e irreverência dos Paralamas no hit “Melô do Marinheiro” e seu inesquecível refrão “Entrei de gaiato no navio / Entrei, entrei, entrei pelo cano” e o romantismo - agora mais brando - em “A Dama e o Vagabundo” e na regravação em ritmo de reggae da música “Você”, de Tim Maia, com percussões de Armando Marçal, um clássico até hoje. 

Cada vez mais próximos do reggae e suas vertentes, em “Selvagem?” Herbert, Bi e Barone passeiam pelas levadas jamaicanas de uma maneira bastante pessoal e, junto com Liminha, nadam de braçada nesse mar caribenho, com guitarras marcantes, suingues malemolentes e efeitos que marcam todo o álbum, com ênfase nas faixas “O Homem” e no ska “Teerã”. Esta ainda ganhou uma versão em Dub, assim como “Marujo Dub” foi uma alternativa estética para o “Melô do Marinheiro”. Completando o disco, o rock oitentista com letra em inglês “There’s a Party” acena para um flerte de carreira internacional. Após este lançamento, a banda fez sua primeira apresentação no Festival de Montreux, na Suíça, em 1987. 

A capa de “Selvagem?” é uma história à parte, com a foto de Pedro Ribeiro, irmão de Bi, fantasiado de “selvagem” durante um acampamento entre amigos. O trio já ensaiava para as gravações com a imagem colada na parede e a escolha para ilustrar a capa também foi uma brincadeira levada a sério de “afronta ao sistema.” 

Faixas do álbum:
01. Alagados
02. Teerã
03. A Novidade
04. Melô Do Marinheiro
05. Marujo Dub
06. Selvagem
07. A Dama E O Vagabundo
08. There's A Party
09. O Homem
10. Você
11. Teerã Dub

Download:

100 MB - ZIP - MP3 - 320 Kbps - REMASTERIZADO

Comentários

Postar um comentário

Álbuns mais baixados

Zé Ramalho - 20 Anos - Antologia Acústica (1997)

“Antologia Acústica” é uma coletânea do cantor Zé Ramalho, lançada em 1997. O disco dividido em duas partes, reúne os maiores sucessos do cantor em seus 20 anos de carreira, com canções como “Avôhai”, “Chao de Giz”, “Bicho de 7 Cabecas”, e entre outras. Faixas: CD 1: 01. Avôhai 02. Chão de Giz 03. Beira Mar 04. Vila do Sossego 05. Canção Agalopada 06. A Terceira Lâmina 07. Eternas Ondas 08. Garoto de Aluguel 09. Táxi Lunar 10. Kryptônia CD 2: 01. Frevo Mulher 02. Banquete de Signos 03. Força Verde 04. Admirável Gado Novo 05. Galope Rasante 06. Bicho de Sete Cabeças 07. Mulher Nova, Bonita e Carinhosa, Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor 08. Pepitas de Fogo 09. Jardim das Acácias II 10. Batendo na Porta do Céu [Knockin' on Heaven's Door] Baixar: 165 MB - ZiP - MP3 - 320 Kbps Google Drive - Box - MEGA

O grande encontro - 20 anos (1 CD) (2016)

A quarta edição desse projeto histórico da Música Popular Brasileira, celebra os 20 anos de existência de O Grande Encontro. Já se passaram 20 anos, desde que antigo Ginásio Machadinho, em Natal, recebeu quatro dos mais influentes artistas brasileiros, representantes máximos de toda a força e cultura nordestina. Agora em 2016, três deles voltam a se unir mais uma vez: a paraibana Elba Ramalho e os pernambucanos, Geraldo Azevedo E Alceu Valença. Mesclando um repertório de clássicos da MPB, música nordestina e sucessos dos três artistas, este projeto é a junção de tudo o que houve de melhor das três edições anteriores. E traz ainda três faixas inéditas para enriquecer ainda mais o repertório e um cenário deslumbrante. Esse encontro histórico, que foi eternizado ao final da turnê de 1996 com um show gravado no Canecão (RJ), teve mais dois volumes, sem a presença de Alceu Valença. Agora, duas décadas após o lançamento do projeto que já vendeu mais de 2 milhões discos, Alceu volta a se unir...